Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : MAES [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 13 [refinar]
Mostrando: 1 .. 13   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 13 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:6771
Autor:Paiva, Vera; Lima, Tiago Novaes; Santos, Naila; Ventura-Filipe, Elvira; Segurado, Aluisio.
Título:Sem direito de amar? A vontade de ter filhos entre homens (e mulheres) vivendo com o HIV^ipt / Got no right to love? The desire to have children among men and women living with HIV
Fonte:Psicol. USP;13(2):105-133, 2002. tab.
Resumo:Desafios permanecem na prevenção e cuidado da aids. Nesse artigo apresentamos resultados de pesquisa com 250 homens portadores do HIV que fazem sexo com mulheres, sobre o cuidado à sua saúde reprodutiva em centros de referência de aids e comparamos com estudos entre mulheres portadoras. 43 por cento dos homens e até 20 por cento das mulheres entrevistadas querem ter filhos, principalmente os que não têm filhos. 85 por cento dos homens mantém atividade sexual e é baixo o nível de informação sobre reprodução na condição de portadores. Apesar das conquistas que permitem a paternidade sem infecção da parceira e da criança, os resultados indicam pouco acolhimento, mesmo nos centros de excelência pesquisados. Sugerimos como temas centrais no treinamento de profissionais e na organização de programas: a obrigatoriedade ética e constitucional de promoção dos direitos reprodutivos, desafiar o estigma anti-família associado às pessoas vivendo com HIV e às noções essencialistas que naturalizam as definições sobre a família e os gêneros (AU)^ipt.
Descritores:Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Paternidade
Mães
Família
 Direitos Humanos
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext...
Localização:Br1310.1; Formato Eletrônico


  2 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:6416
Autor:Resende Filho, José
Título:O desafio de ser mãe: relatos de famílias de adolescentes infratores internados na FEBEM/SP ..-
Fonte:São Paulo; s.n; 1996. 188 p. tab.
Tese:Apresentada a Pontífica Universidade Católica de São Paulo para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O presente trabalho tem como objeto de investigacao a trajetória da família do adolescente aoutor infracional e suas relações com as instituições que tratam desta problemática. Por se tratar da mãe a principal representante do jovem no enfrentamento desse problema, é ela a nossa protagonista principal. A trajetória infracional do jovem é abordada a partir de seu histórico processual e de sua institucionalização, procurando detectar a ação do Estado junto ao adolescente autor de ato infracional privado de liberdade, a qual é concretizada pela FEBEM/SP através de suas Unidades de Acolhimento provisório, Educacionais e seus postos de atendimento descentralizados vinculados à Divisão de apoio ao Menor na Comunidade...(AU).
Descritores:Família
Mães
Adolescentes infratores
FEBEM/SP
Limites:Humano
Feminino
Adolescente
Localização:BR1310.1; T0181


  3 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:6400
Autor:Moreno, Cirlei Célia Gomes Sanchez; Rea, Marina Ferreira; Felipe, Elvira Ventura.
Título:Mães HIV positivo e a não-amamentação.
Fonte:Rev. bras. saúde matern. infant;6(2):199-208, abr./jun., 2006. tab.
Resumo:Objetivos: compreender o significado da experiênciade não amamentar e as razões que levam as mães aseguirem tal recomendação. Métodos: estudo qualitativo onde a fenomenologia social foi tomada como referencial teórico-metodológico. O grupo estudado consistiu em 17 mães de um ambulatório infantil. Algumas mães eram HIV positivo, algumas apresentavam um status de infecção não determinado. Utilizou-se o método de análise de conteúdo.Resultados: entre as razões destacadas para não amamentar, foram identificados sentimentos de não seconsiderarem completas e valorizadas como mães. Vivenciar a não-amamentação implica na reestruturação da relação mães/bebê, traz preconceitos e discriminação. A não-amamentação é uma forma de impedir a infecção do bebê pelo HIV e uma forma de eximir-se de culpa, obtendo assim perdão da sociedade. Conclusões: os resultados mostram que "não amamentar" - conduta indentificada pelo enfaixamento dos seios - é considerado doloroso e punitivo. Envolve o desejo de manter sadio o bebê e, mais do que aspectos biológicos, implica em questões sociais, culturais e emocionais. Parecem indicar ainda falta de atenção dos profissionais da área da saúde ao sentimento das mães, quando essas enfrentam o dilema da não amamentação. Palavras-chave Aleitamento materno, Saúde damulher, HIV, Transmissão vertical de doença, Fenômenos e processos psicológicos, Pesquisa qualitativa.
Descritores:Mães
Soropositividade para HIV
Aleitamento Materno
Vulnerabilidade
Limites:Humano
Localização:Br1310.1; PAPROF


  4 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:3166
Autor:Carvalho; Vanderlei; Vanderlei Carvalho
Título:A AIDS, a vida e eu ..-
Fonte:Salvador; BDA-Bahia; 1996. 80 p. .
Descritores:Maes da AIDS
Informacao
Redescoberta da fe
Rejeicao
Medicos
Amigos
Familia
Depresao
AIDS
HIV
Livro
Limites:HUMANO
Localização:L2157; BR1310.1


  5 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:2879
Autor:Moreno, Cirlei C‚lia Gomes Sanchez; Cirlei
Título:Maes HIV positivo: o dilema da nao amamentacao em uma perspectiva Fenomenologica Social ..-
Fonte:Sao Paulo; s.n; 2004. 229 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a Coordenacao dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saude de SP para obtenção do grau de Mestrado.
Resumo:A orientacao da nao amamentacao para mulheres HIV soropositivo e uma das estrategias preconizadas pelo Ministerio da Saude para a diminuicao da transmissao vertical. Este estudo teve como objetivo desvelar o fenomeno: maes soropositivas pra o HIV e a orientacao de nao amamentar. O estudo foi realizado em um municipio da regiao metropolitana da Grande Sao paulo em um ambulatorio de atencao a crianca. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a abordagem fenomenonlogica social. para a analise dos discursos utilizou-se o modelo proposto por Martins & Bicudo (1994) e para a analise compreensiva e interpretativa da essencia estruturada do fenomeno o fio condutor foi o pensador Alfred Schultz. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 17 mulheres, que tinham diagnostico positivo para o HIV ou indeterminado. Os depoimentos foram coletados no periodo de novembro de 2002 a agosto de 2003. As idades variaram entre 18 e 39 anos. Oito delas eram donas de casa, e as outras trabalhavam fora do domicilio. Os resultados nos sugerem o aparente medo da discriminacao diante da cobranca social para que amamentem, assim como, a dor e a angustia frente a orientacao do profissional de saude para nao faze-lo tomando esta vivencia penosa e solitaria. Espera-se que este estudo contribua para que profissionais de saude revejam suas praticas de orientar gestantes e maes soropositivas para o HIV sobre a alimentacao infantil (AU).
Descritores:HIV
MAES
ALEITAMENTO MATERNO
SAUDE DA MULHER
TRANSMISSAO VERTICAL DE DOEN€A
ANALISE QUALITATIVA
FENOMENOS E PROCESSOS PSICOLOGICOS
tese
Limites:HUMANO
FEMININO
LACTENTE
Localização:T0278; BR1310.1


  6 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:2334
Autor:MINISTERIO DA SAUDE*.
Título:GUIA DE TRATAMENTO CLINICO DA INFECCAO PELO HIV EM CRIANCAS 2002-2003 ..-
Fonte:BRASILIA; MINISTERIO DA SAUDE; 2003. 94 p. tab. (SERIE MANUAIS, 18).
 (SERIE MANUAIS, 18).
Descritores:TRATAMENTO
INFECCOES VIRAIS
INFECCOES FUNGICAS
INFECCOES PARASITARIAS
INFECCOES BACTERIANAS
TUBERCULOSE
TOXIDADE
FALHA TERAPEUTICA
CATEGORIAS CLINICAS
VACINAS
RECOMENDACOES
PROFILAXIA
CUIDADOS
MAES SOROPOSITIVAS
DIAGNOSTICO
INFECCAO
CONSENSO
AIDS
HIV
LIVRO
Limites:HUMANO
CRIANCA
Localização:BR1310.1; L1720


  7 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1600
Autor:GIRAO; SELMA; SELMA SUELY DE FREITAS MONTEIRO GIRAO
Título:O CUIDADO INFORMAL NA SAUDE/DOENCA NO CONTEXTO DA FAMILIA - REPRESENTACOES SOCIAIS DE MAES E CRIANCAS DE UMA COMUNIDADE ..-
Fonte:FORTELEZA; s.n; 1996. 73 p. .
Tese:Apresentada a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA para obtenção do grau de MESTRADO.
Resumo:A AUTORA SE PROPOE A DESVELAR O SIGNIFICADO QUE AS MAES E CRIANCAS ATRIBUEM A SAUDE/DOENCA; CONHECER A DEFINICAO DE SITUACAO DAS MESMAS COM RELACAO AO CUIDADO PARA A PROMOCAO DA SAUDE, PROTECAO CONTRA DOENCAS E REABILITACAO DE DOENTES; IDENTIFICAR A INFLUENCIA DA MAE NA FORMACAO DAS REPRESENTACOES SOCIAIS DA CRIANCA SOBRE SAUDE/DOENCA E CUIDADO. O ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO FOCO CENTRAL A FALA DAS MAES E CRIANCAS QUE VIVENCIAM A EXPERIENCIA DE SENTIR-SE SAUDAVEL, ADOECER E CUIDAR DA SAUDE/DOENCA NO COTIDIANO DE SUAS VIDAS. OS DEPOIMENTOS FORAM OBTIDOS PELA PESQUISADORA NO AMBIENTE DA ESCOLA E NOS DOMICILIOS, A PARTIR DA OBSERVACAO LIVRE, OBSERVACAO PARTICIPANTE E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, NO PERIODO DE MAIO DE 1994 A MAIO DE 1995. AS CONVERGENCIAS DAS FALAS APOS ANALISADAS POSSIBILITARAM A IDENTIFICACAO DE ALGUMAS UNIDADES SIGNIFICATIVAS QUE PODERAO FORNECER SUBSIDIOS PARA NORTEAR O PLANEJAMENTO DAS ACOES DE PROMOCAO DA SAUDE NA UNIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM (UCE) DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO FAMILIAR (CEDEFAM), VINCULADO A PRO-REITORIA DE EXTENSAO-UFC. COMO REFERENCIAL TEORICO-METODOLOGICO FORAM UTILIZADAS A FENOMENOLOGIA DAS RELACOES SOCIAIS DE SCHUTZ E A ANALISE CATEGORIAL TEMATICA SEGUNDO BARDIN. O ESTUDO CONSTA DE QUATRO MOMENTOS: 1- DESVELANDO O MUNDO DO DIA-A-DIA; 2- PERCEBENDO O SIGNIFICADO DE SAUDE/DOENCA; 3- DEFININDO SITUACAO COM RELACAO AO CUIDADO NA SAUDE/DOENCA; 4- INFLUENCIAS RECEBIDAS NA ORIENTACAO PARA O CUIDADO NA SAUDE/DOENCA NO CONTEXTO DA FAMILIA. OS ACHADOS MOSTRARAM QUE A PERCEPCAO DA MAE SOBRE SAUDE/DONCA E CUIDADO EMERGE A PARTIR DE SUA VISAO DE MUNDO E DAS INTERACOES SOCIAIS ESTABELECIDAS COM OUTROS. ENQUANTO QUE A DA CRIANCA DEPENDE DA PERCEPCAO DE PESSOAS PROXIMAS E SIGNIFICATIVAS, TAIS COMO A MAE E A PROFESSORA, SENDO A MAE A PRINCIPAL RESPONSAVEL PELA FORMACAO DE HABITOS E VALORES RELACIONADOS AO CUIDADO NA SAUDE/DOENCA. A CRIANCA RECEBE AS ORIENTACOES DADAS PELA MAE, ABSORVE ESSAS INFORMACOES A NIVEL COGNITIVO, POREM NA PRATICA ELA SELECIONA O QUE DEVE SER SEGUIDO, DE ACORDO COM SEUS PROPRIOS INTERESSES. EVIDENCIARAM TAMBEM QUE A DEFINICAO DE SITUACAO DA MAE, RELACIONADA AO CUIDADO NA SAUDE/DOENCA, SOFRE INFLUENCIA E DETERMINACAO DE ORDEM PESSOAL, INTERPESSOAL E SITUACIONAL..
Descritores:ENTREVISTA
MORTE
VIDA
RELIGIOSIDADE
LAZER
TRABALHO E RENDA
PERFIL DAS CRIANCAS
PERFIL DAS MAES
DIA-A-DIA
PROECEDIMENTOS METODOLOGICOS
COMUNIDADE
ENFERMEIRA
REPRESENTACOES SOCIAIS
DOENCA
SAUDE
FAMILIA
TESE
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
FEMININO
CRIANCA
Localização:T0186; BR1310.1


  8 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1562
Autor:SORRENTINO; SARA; SARA ROMERA SORRENTINO
Título:CLASSIFICACAO DOS MUNICIPIOS PAULISTAS SEGUNDO INDICADORES DE SAUDE REPRODUTIVA-SUBSIDIOS PARA A DESCENTRALIZACAO DA ATENCAO A SAUDE DAS MULHERES ..-
Fonte:SAO PAULO; s.n; 2001. 85 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a UNIVERSIDADE DE SAO PAULO para obtenção do grau de MESTRE.
Resumo:O TEMA DA SAUDE REPRODUTIVA VEM ASSUMINDO IMPORTANCIA NA FORMULACAO E DESENVOLVIMENTO DAS POLITICAS DE SAUDE, NAS DUAS ULTIMAS DECADAS, COMO ATESTAM AS CONFERENCIA DE POPULACAO E DESENVOLVIMENTO DO CAIRO E DA MULHER EM BEIJING. ESSE PROCESSO TAMBEM VEIO OCORRENDO NO BRASIL, ONDE TEVE COMO INSTUMENTO DE ATUACAO O PROGRAMA DE ASSISTENCIA INTEGRAL A SAUDE DA MULHER-PAISM.NAO OBSTANTE, ACOMPANHANDO AS DIFICULDADES VIVIDAS PELA SAUDE PUBLICA DO PAIS , O PAISM POUCO CONSEGUIU AVANCAR NO PLANO DAS ACOES CONCRETAS.A REALIDADE DO ESTADO DE SAO PAULO REFLETE ESSES PARADOXOS E OS ENTRAVES EXISTENTES NA AREA DA SAUDE E CONSEQUENTEMENTE DA SAUDE DA MULHER. ASSIM, O ESTUDO BUSCA ESTABELECER UM GRADIENTE DAS CONDICOES DE SAUDE REPRODUTIVA DAS MULHERES NO ESTADO DE SAO PAULO, COM BASE EM CARACTERISTICAS IDENTIFICADAS A PARTIR DE INDICADORES MUNICIPAIS. PARA ALCANCAR ESSES OBJETIVOS FOI AVALIADA A SITUACAO DE SAUDE DAS MULHERES A PARTIR DOS SEGUINTES INDICADORES DE SAUDE:TAXA DE MORTALIDADE FEMININA POR CANCER DE UTERO; TAXA DE MORTALIDADE FEMININA POR AIDS; PROPORCAO DE ABORTOS EM RELACAO AS INTERNACOES OBSTETRICA DO SUS; PROPORCAO DE NASCIDOS VIVOS OM MAES MENORES DE 19 ANOS, TAXA DE MORTALIDADE MATERNA E INCIDENCIA DE SIFILIS CONGENITA. FOI FEITO UM ESTUDO DESCRITIVO, COM BASE NA DIVISAO POLITICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE SAO PAULO, DE 1997. A PARTIR DESSAS VARIAVEIS, FORAM ATRIBUIDAS PONTUACOES AOS 625 MUNICIPIOS E SUA CLASSIFICACAO DIVIDIDA EM QUINTIS, DE ACORDO COM O COMPORTAMENTO MUNICIPAL DESSAS VARIAVEIS. AS MEDIAS DE CADA INDICADOR POR QUINTIS INDICAM A DIVERSIDADES NA SITUACAO DE SAUDE VIVIDA PELAS MULHERES NO ESTADO E SUA RELACAO COM O CONTIGENTE POPULACIONAL DE CADA MUNICIPIO, SENDO POSSIVEL OBSERVAR, NO ENTANTO, GRUPOS DE MUNICIPIOS NOS DOIS EXTREMOS, COM PADROES DE INDICADORES FAVORAVEIS E DESFAVORAVEIS, INDEPENDENTE DE SEU NUMERO DE HABITANTES..
Descritores:SIFILIS CONGENITA
AIDS
MAES ADOLESCENTES
MORTALIDADE MATERNA
CANCER DE UTERO
ABORTO
INDICADORES DE GESTAO
INDICADORES MUNICIPAIS
SAUDE REPRODUTIVA
SAUDE DA MULHER
TESE
Limites:HUMANO
FEMININO
GRAVIDEZ
ADOLESCENCIA
Localização:T0178; BR1310.1


  9 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1317
Autor:MARCO ANTONIO DE CASTRO FIGUEIREDO; WILSON FERREIRA COELHO.
Título:ATITUDES FRENTE A SINDROMEF DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (SIDA) E O ATENDIMENTO DOMICILIAR DO PACIENTE - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MAES DE PORTADORES E NAO PORTADORES DO HIV.
Descritores:AIDS
SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA
ATENDIMENTO DOMICILIAR
ADT
DOMICILIAR
MAES
MULHER
ESTUDO
ADT
 HIV
 MULHER
Limites:HUMANO
ESTUDO COMPARATIVO
FEMININO
ADULTO
Localização:BR1310.1


  10 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1219
Autor:LUCINHA ARAUJO; ARAUJO
Título:CAZUZA - SO AS MAES SAO FELIZES ..-
Fonte:SAO PAULO; EDITORA GLOBO S.A; 1997. 397 p. ilus.
Resumo:FORAM 20 HORAS DE GRAVACOES E INCONTAVEIS CAIXAS DE LENCO DE PAPEL. O ENCONTRO DE REGINA ECHEVERRIA E LUCINHA ARAUJO NAO SE DEU POR ACASO. REGINA (AUTORA DE FURACAO ELIS/ED. GLOBO) TESTEMUNHOU O INICIO DA CARREIR DE CAZUZA, E TAMBEM MAE DE UM UNICO FILHO E TEM A VIDA MARCADA PELA ASSASSINA AIDS. VIUVA DO JORNALISTA HAMILTON ALMEIDA FILHO, MORTO EM 1993, EM CONSEQUENCIA DO MESMO VIRUS QUE LEVOU CAZUZA, ELA SE SOLIDARIZOU COM A DOR DE UMA MAE APAIXONADA. POR TANTAS "COINCIDENCIAS", COLOCOU NAO SO SEUS OUVIDOS, CABECA E MAOS A SERVICO DE LUCINHA. POS TAMBEM SEU CORACAO. COM A EXPERIENCIA CONQUISTADA AO LONGO DE UMA CARREIRA QUE COMECOU NO O ESTADO DE SAO PAULO, EM 972, E PASSOU PELO JORNAL DA TARDE, VEJA, ISTO E, ABRIL VIDEO, PLACAR, FOLHA DE SAO PAULO, ICARO E, AGORA, EM CARAS, TENTOU MANTER-SE ISENTA DOS FATOS. MAS NAO CONSEGUIU. FOI ARREBATADA PELA GENIALIDADE DE CAZUZA E PELA PRECISA MEMORIA AMOROSA DE SUA MAE. TODA A ARRECADACAO DE DIREITOS AUTORAIS DESTE LIVRO SERA DOADA A SOCIEDADE VIVA CAZUZA. E ASSIM, JUNTAS, ELAS FAZEM CORO AO BIOGRAFADO: O TEMPO NAO PARA!.
Descritores:BARAO VERMELHO
REBELDIA
PAVOR
CHOQUE
SORO DA VERDADE
SORO
AZT
SOCIEDADE VIVA CAZUZA
O FIM
FRUSTRACAO
ESPERANCA
PRESSA DE VIVER
REVELACAO
AVENTURA
PAIXAO
MAE PERFEITA
FILHO UNICO
CASAMENTO
AIDS
MAES
CAZUZA
Limites:HUMANO
MASCULINO
ADULTO
Localização:L1210; BR1310.1


  11 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1204
Autor:ANGELA TAYRA; TAYRA
Título:O SISTEMA DE VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA DA SIFILIS CONGENITA NO ESTADO DE SAO PAULO, 1989 A 1997 ..-
Fonte:SAO PAULO; s.n; 2001. 116 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a FACULDADE DE SAUDE PUBLICA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO para obtenção do grau de MESTRE EM SAUDE PUBLICA.
Resumo:A TENDENCIA DA MORTALIDADE POR SIFILIS CONGENITA (SC) E DE QUEDA, O COEFICIENTE DE MORTALIDADE POR SIFILIS CONGENITA NO MUNICIPIO DE SAO PAULO DIMINUIU DE 884/100.000 NASCIDOS VIVOS (NV), EM 1935, PARA 1,8 OBITOS/100.000 NV, EM 1997. NO ESTADO DE SAO PAULO DECLINOU DE 11,2 OBITOS/100.000 NV EM 1970, PARA 1,1 OBITO/100.000 NV, EM 1997. A PROPOSTA DE ELIMINACAO DE SIFILIS CONGENITA NAS AMERICAS, EM 1992, REFORCOU A NECESSIDADE DA IMPLEMENTACAO DO SISTEMA DE VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA ESTA DOENCA. FORAM ESTUDADOS 2.311 CASOS NOTIFICADOS NO ESTADO DE SAO PAULO, NO PERIODO DE 1989 A 1997. EM 1989 O COEFICIENTE DE INCIDENCIA FOI 2,5 CASOS/100.000 NV, AUMENTANDO PARA 79,3 CASOS/100.000 NV EM 1997. OS CASOS NOTIFICADOS POR 22 POR CENTO DOS HOSPITAIS/MATERNIDADES CONVENIADOS AO SISTEMA UNIDO DE SAUDE. A PROPORCAO DE CASOS ASSINTOMATICOS AUMENTOU DE 11,8 POR CENTO, EM 1989, PARA 67 POR CENTO EM 1997, EM DECORRENCIA DO AUMENTO DO NUMERO DE CASOS COM CLASSIFICACAO POR CRITERIO LABORATORIAL. ESSE AUMENTO E ATRIBUIDO, SOBRETUDO, A ADOCAO DE DEFINICAO DE CASOS PARA SC COM MAIOR SENSIBILIDADE A PARTIR DE 1993-94. A FALTA DE INFORMACOES SOBRE TRATAMENTO DAS MAES DEFINIU COMO CASO 36 POR CENTO DOS CASOS NOTIFICADOS..
Descritores:RECOMENDACOES
CARACTERISTICAS DAS MAES
CLASSIFICACAO DOS CASOS
CARACTERISTICAS DAS CRIANCAS
MORBIDADE
MORTALIDADE
RESULTADOS
METODOS
OBJETIVOS
QUADRO CLINICO
SITUACAO
CONTROLE
MAGNITUDE DA SIFILIS
GESTACAO
SUS
CRIANCA
INTERVENCOES
INFORMACOES
PRE-NATAL
TRATAMENTO
OPORTUNIDADES PERDIDAS
PREVENCAO
SOROLOGIA
DIAGNOSTICO
MORTALIDADE
SIFILIS CONGENITA
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
GRAVIDEZ
CRIANCA
ADULTO
Localização:T0154; BR1310.1


  12 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:237
Autor:HAMAMOTO; LIDIA; LIDIA AIKO HAMAMOTO
Título:BALANCO DE ENERGIA EM LACTENTES FILHOS DE MAES SOROPOSITIVAS PARA O HIV ..-
Fonte:SAO PAULO; s.n; 1996. 74 p. TAB.
Tese:Apresentada a FACULDADE DE MEDICINA-USP para obtenção do grau de MESTRE.
Resumo:Uma das grandes preocupa‡”es de Sa£de no mundo atual tem sido a dissemina‡„o da Sindrome da Imunodeficiˆncia Humana (HIV). Apesar da subnotifica‡„o, as estat¡sticas mostram um n£mero cada vez maior de casos de AIDS. Isso tamb‚m ocorre no tocante ao maior n£mero de crian‡as infectadas por transmiss„o vertical. No Brasil, foram computados 2.447 casos de crian‡as menores de 13 anos e infectadas pelo HIV, desde 1980 a mar‡o de 1996, com 1097 ¢bitos registrados. Graus variados de desnutri‡„o acometem a grande maioria dessas crian‡as em algum momento da evolu‡„o de sua doen‡a. Dentre outros marcadores, o balan‡o de energia se presta … avalia‡„o das condi‡”es nutricionais. Este estudo teve por objetivo monitorar prospectivamente os componentes do balan‡o de energia de lactentes filhos de m„es soropositivas para o HIV. Foram acompanhados, mensalmente, 13 lactentes, menores de 1 ano de idade (6 meninas e 7 meninos), filhos de m„es HIV positivas e clinicamente est veis. Realizaram-se avalia‡”es cl¡nicas com anamnese, exame f¡sico completos, medidas de antropometria (peso, estatura e pregas cutƒneas).
Descritores:NUTRICAO
MAES SOROPOSITIVAS
HIV
LACTENTES
CRIANCAS
MAES
PEDIATRIA
METABOLISMOS
AIDS
DESNUTRICAO
TESE
Localização:T0074; BR1310.1


  13 / 13 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:227
Autor:MINISETERIO.
Título:PAIS SOROPOSITIVOS.
Fonte:CADERNOS PELA VIDDA;ED. ESPECIAL:28, 1997. .
Descritores:PAIS
RELA€OES PAIS-FILHO
SOROPOSITIVOS
AIDS
SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA
MAES
HOMENS
SOROPOSITIVOS
FILHOS
LAMIVUDINA
3TC
HIV
Limites:HUMANO
ADULTO
Localização:BR1310.1



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information