Resumo: | A presente pesquisa e um estudo sobre os principais modelos de trabalho preventivo ao uso de drogas, nas escolas, sua relacao e possibilidades quanto a atitudes preventivas. A metodologia de pesquisa partiu da revisao bibliografica de diversos autores quanto a esses modelos, de sua analise, de comparacoes entre eles e estabelecimento de relacoes entre as diferentes concepcoes preventivas e algumas das diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, foi possivel identificar relacoes e possibilidades quanto a atitudes ao usoabusivo de drogas. A dissetacao incluiu a descricao dos principais mecanismos de atuacao, diferentes padroes de uso e algumas das consequencias do uso abusivo de tres drogas psicotropicas (as mais utilizadas pelos jovens estudantes brasileiros: alcool, tabaco e solventes). Foram descritas algumas das concepcoes e possibilidades sobre atuacoes preventivas nas escolas, com especial destaque para a utilizacao, na educacao, do modelo de reducao de danos, por meio da modificacao nas condicoes de educacao e recorrendo-se ao conceito de vulnerabilidade. O poder de influencia da midia sobre as criancas e adolescentes, no que diz respeito a utilizacao de drogas licitas foi analisado, por meio do olhar a algumas propagandas de bebidas alcoolicas e cigarros e algumas campanhas preventivas. A discussao apontou para a necessidade de trabalhos preventivos continuados para a educacao, envolvendo toda a comunidade escolar, por meio de modelos preventivos que possibilitem modificacoes gerais nas condicoes de ensino, como o modelo de reducao de danos aplicado as praticas pedagogicas..
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