Resumo: | O objetivo deste estudo foi explorar as Representa‡”es Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas T‚cnicas de 2§ Grau do Estado de S„o Paulo. Utilizou-se de um question rio com quest”es abertas e fechadas sobre a AIDS: no‡”es da doen‡a, formas de transmiss„o, preven‡„o, AIDS-adolescentes e preconceitos - sobre Programas de Preven‡„o da AIDS na Escola: fun‡”es, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela t‚cnica de An lise de Conte£do. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfat¢rios sobre a doen‡a, sobre formas de transmiss„o e preven‡„o; h id‚ia sobre grupos de risco, e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com rela‡„o a Programas de Preven‡„o, consideram que estes tˆm fun‡„o de informar, s„o de responsabilidade da Secretaria da Sa£de, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades quest”es psicossociais e t‚cnica e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma a‡„o reflexiva sobre as implica‡”es AIDS-adolescˆncia-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Preven‡„o promoverem mudan‡as comportamentais desej veis e consistentes entre os adolescentes.
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