Resumo: | O PRESENTE TRABALHO BUSCA ENTENDER ATRAVES DE GESTOS, SINAIS E PRINCIPALMENTE PALAVRAS, COMO OS ADOLESCENTES REPRESENTAM A SEXUALIDADE E A AIDS, CONSIDERANDO-SE AS INFLUENCIAS EXERCIDAS PELA FAMILIA, ESCOLAS, AMIGOS E MEIOS DE COMUNICACAO. PARA OBTERMOS AS INFORMACOES DOS JOVENS EM QUE BASEAMOS NOSSA ANALISE, NOS VALEMOS DE DEPOIMENTOS PESSOAIS DE 15 ADOLESCENTES, COLHIDOS DURANTE ENTREVISTAS EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS DE CAMPINAS, DE OBSERVACOES FEITAS A PARTIR DE UM PROGRAMA DE PREVENCAO EM AIDS DESENVOLVIDO NAS MESMAS ESCOLAS E DE ANALISE DE ARTIGOS RELATIVOS AO TEMA, PUBLICADOS, RECENTEMENTE, EM JORNAIS DE SAO PAULO. CONSTATAMOS QUE OS ADOLESCENTES SAO FORTEMENTE INFLUENCIADOS PELOS MEIOS DE COMUNICACAO, ASSUMINDO AS REPRESENTACOES SOCIAIS DA SEXUALIDADE COMO SUAS, SEU DISCURSO APARECE COMO A REPRODUCAO DE UM OUTRO JA ESTABELECIDO, NORMATIZADO PELO SOCIAL, ONDE A SINGULARIDADE PRATICAMENTE NAO EXISTE. ENTRETANTO, PRECISAVAMOS EXPLICITAR ESTAS REPRESENTACOES PARA PODERMOS ENTENDER E NAO APENAS EXPLICAR OU REVELAR E ENTAO PROPOR UMA FORMA DE TRABALHAR ESTAS QUESTOES TRAZIDAS PELA SEXUALIDADE E AIDS COM ADOLESCENTES. NAO QUEREMOS CRIAR UMA NOVA ORDEM SOCIAL MAS DAR A OPORTUNIDADE DE DISCUTIREM, RECONHECEREM E SE COLOCAREM EM PROCESSOS DE SINGULARIZACAO QUE LEVARIAM A OUTROS PROCESSOS, ROMPENDO OS EQUILIBRIOS ESTABELECIDOS, COMPONDO NOVOS AFETOS, PRATICAS, DISCURSOS E COMPORTAMENTOS..
|