Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : VERDADE [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 7 [refinar]
Mostrando: 1 .. 7   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 7 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:7045
Autor:Brasil. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação Geral de Gestão Assistencial. Coordenação de Educação*.
Título:Comunicação de notícias difíceis: compartilhando desafios na atenção à saúde^ipt Breaking bad news: sharing health care challenges-
Fonte:Rio de Janeiro; INCA; 2010. 206 p. .
Descritores:Humanização da Assistência
Neoplasias
Atitude Frente a Morte
Cuidados Paliativos
Revelação da Verdade
Limites:Humanos
Localização:BR1310.1; L2690


  2 / 7 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:6638
Autor:Galano, Eliana
Título:O processo da revelação diagnóstica em crianças e adolescentes que vivem com o HIV/AIDS The process of disclosure in children and adolescents living with HIV/AIDS-
Fonte:São Paulo; s.n; 2008. 164 p. ^btab.
Tese:Apresentada a Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Objetivo: Discutir a importância da comunicação da soropositividade às crianças e adolescentes que vivem com HIV/Aids e analisar as fantasias que elas controem a partir do silêncio sobre sua condição sorológica. Pretendeu-se, verificar de que forma o segredo sobre a doença pode interferir no processo do desenvolvimento psicológico infantil e identificar a ocasião mais propícia para o encaminhamento ao processo da revelação diagnóstica. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de estudo de casos, envolvendo 20 pacientes seguidos em dois serviços especializados no tratamento da aids pediátrica em São Paulo, Brasil. Os participantes foram submetidos a avaliações psicológicas que incluíram observações lúdicas diagnósticas, testes projetivos verbais e gráficos e entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis...(AU)^ipt.
Descritores:Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/psicol
HIV
Revelação da Verdade
Criança
Adolescente
Limites:Humanos
Localização:BR1310.1; T0339


  3 / 7 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-http://pandora.cisc.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-04102006-160458/publico/Tese-DMFCMoreno.pdf
Id:6423
Autor:Moreno, Diva Maria Faleiros Camargo
Título:Comunicação do resultado do teste HIV positivo no contexto do aconselhamento sorológico: a versão do cliente Communicating the HIV positive result within the counseling process: the subject's version-
Fonte:São Paulo; s.n; 2006. 200 p. tab.
Tese:Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:O aconselhamento é a estratégia escolhida pela Organização Mundial da Saúde para o combate à epidemia de aids por ser um método de ajuda, apoio e prevenção. Objetivo - Analisar as características das interações aconselhador-cliente no processo da revelação do diagnóstico positivo para HIV em dois centros de testagem e aconselhamento em DST e Aids do município de São Paulo, com base na versão dos clientes e tomando por referência suas repercussões sobre os procedimentos e resultados da atividade. Métodos - Como técnica de coleta para levantamento de dados, foi utilizada a entrevista em momento posterior ao aconselhamento pós-teste. No total, foram realizadas 20 entrevistas, sendo 14 os sujeitos de pesquisa. Todos os entrevistados eram do sexo masculino. Os critérios escolhidos para inclusão no estudo foram: ter 18 anos ou mais; ter resultado positivo no teste anti-HIV; e ter participado do processo de revelação do diagnóstico de infecção pelo HIV nos serviços pesquisados. Para organizar os dados, a autora utilizou a técnica de análise de conteúdo por entrevistas e por tema , construindo categorias analíticas segundo os objetivos do estudo. Os dados foram analisados e interpretados por meio da utilização, de conceitos da teoria psicanalítica de D. W. Winnicott. Resultados - Com base nos relatos , considera-se que os profissionais seguem bem o protocolo do aconselhamento, atingindo seus objetivos de:a) lidar com os sentimentos provocados pelo diagnóstico positivo para o HIV; b) dar ao cliente a oportunidade de expressar seu sofrimento e angústia; c) sustentar as dificuldades de compartilhar a notícia com familiares e parceiros; e d) tirar dúvidas sobre prevenção de DST/HIV e sobre a terapia antiretroviral. Os contextos de aconselhamento investigados caracterizam-se pelas interações de ajuda e suporte para a maioria dos entrevistados, funcionando como realidade compartilhada e dando sustentação para seus sentimentos e preocupações. Entretanto, alguns clientes...(AU).
Descritores:Infecções por HIV
Soropositividade para HIV
Aconselhamento
Relações Profissional-Paciente
Revelação da Verdade
Limites:Humano
Meio Eletrônico:http://pandora.cisc.usp.br/teses/disponiveis/6/613...
Localização:BR1310.1; T0333


  4 / 7 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:6319
Autor:Grecca, Kelly Renata Risso
Título:Variáveis idenfificadas na revelação do diagnóstico de HIV/AIDS para crianças e adolescentes ..-
Fonte:Campinas; s.n; 2004. ^f1^l157 p. tab.
Tese:Apresentada a Pontifícia Universidade Católica de Campinas para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:A revelacao do diagnóstico de HIV/AIDS para a criança ou adolescente infectados ainda é um assunto muito complexo, e as variáveis envolvidas na revelação e não do diagnóstico precisam ser melhor compreendidas. O presente estudo objetiva descrever e analisar essas duas viaáveis. Participam da pesquisa 29 pais ou responsáveis que são divididos em dois grupos, usando o critério revelação e não revelação do diagnóstico; 24 são pais ou responsáveis do Grupo Não Revelação(GNR) e 5, mães do Grupo Revelação(GR). Utiliza para a avaliação uma Ficha de Identificação, Ficha de Avaliação Clínica e os roteiros de Entrevista do GR e GNR. As comparações intra e intergrupos são fietas com o auxílio do teste exato de Fisher e do x2(qui-quadrado). Os resultados obtidos na Ficha de Identificação indicam que as crianças/adolescentes do GNR são mais novas do que as do GR, e tal diferença pode justificar a revelação do diagnóstico para um grupo e não para o outro. Nos resultados da Avaliação Clínica, os pais do GNR apresentam melhores condições de saúde, que pode ser um aspecto relevante para a não revelação, como já evidenciado em outras pesquisas. As diferenças nos dois grupos entre as reações negativas e positivas apresentadas por familiares e amigos ao saberem do diagnóstico dos pais e da criança/adolescente não são significantes. Mães do GR citam que a razão para a revelação é a confirmação aos questionamentos feitos pela criança/adolescente. No GNR, a possibilidade de apresentar prejuizos emocionais e comportamentais, de não compreender pela idade e não manter o diagnóstico em sigilo são as razões determinantes para a não revelação. Neste estudo, o suporte social está diretamente relacionado com a revelação do diagnóstico(AU).
Descritores:Revelação da Verdade
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Limites:Humano
Criança
Adolescente
Localização:BR1310.1; T0328


  5 / 7 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1285
Autor:Aquino; Ulisses; Ulisses Mota de Aquino
Título:AIDS-toda a verdade ..-
Fonte:RIO DE JANEIRO; DISTRIBUIDORA RECORD DE SERVICOS DE IMPRENSA S.A; 1989. 125 p. .
Resumo:Uma nova doenca apareceu. Ocupa tempo e espaco das radios, televisoes, jornais e revistas. E o assunto mais discutido em toda parte. Impossivel fugir aos boatos, as perguntas e, sobretudo, as especulacoes. Como pode aparecer uma nova doenca? Em que consiste? Por que e grave? Quem esta sob risco? Como se defender ou imunizar? A todas essas perguntas o Professor Ulisses Mota de Aquino responde com uma linguagem simples, acessivel e original, utilizando o vocabulario do dia-a-dia e imagens expressivas, que esclarecem e orientam o publico leitor..
Descritores:CONTAGIOSIDADE DA AIDS
MENTIRA
MOLECULAS
CELULAS
SEGREDOS DA IMUNOLOGIA
IMUNOLOGIA
SISTEMA IMUNE
ASPECTOS DA AIDS
FALENCIA DAS DEFESAS
PREVENCAO
DIAGNOSTICO
POLITICA SOCIAL
POLITICA ECONOMICA
PRECONCEITO
DECADENCIA IMUNOLOGICA
DOENCA ASSUSTADORA
DOENCA
VERDADE
AIDS
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
ADULTO
Localização:L1268; BR1310.1


  6 / 7 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1219
Autor:LUCINHA ARAUJO; ARAUJO
Título:CAZUZA - SO AS MAES SAO FELIZES ..-
Fonte:SAO PAULO; EDITORA GLOBO S.A; 1997. 397 p. ilus.
Resumo:FORAM 20 HORAS DE GRAVACOES E INCONTAVEIS CAIXAS DE LENCO DE PAPEL. O ENCONTRO DE REGINA ECHEVERRIA E LUCINHA ARAUJO NAO SE DEU POR ACASO. REGINA (AUTORA DE FURACAO ELIS/ED. GLOBO) TESTEMUNHOU O INICIO DA CARREIR DE CAZUZA, E TAMBEM MAE DE UM UNICO FILHO E TEM A VIDA MARCADA PELA ASSASSINA AIDS. VIUVA DO JORNALISTA HAMILTON ALMEIDA FILHO, MORTO EM 1993, EM CONSEQUENCIA DO MESMO VIRUS QUE LEVOU CAZUZA, ELA SE SOLIDARIZOU COM A DOR DE UMA MAE APAIXONADA. POR TANTAS "COINCIDENCIAS", COLOCOU NAO SO SEUS OUVIDOS, CABECA E MAOS A SERVICO DE LUCINHA. POS TAMBEM SEU CORACAO. COM A EXPERIENCIA CONQUISTADA AO LONGO DE UMA CARREIRA QUE COMECOU NO O ESTADO DE SAO PAULO, EM 972, E PASSOU PELO JORNAL DA TARDE, VEJA, ISTO E, ABRIL VIDEO, PLACAR, FOLHA DE SAO PAULO, ICARO E, AGORA, EM CARAS, TENTOU MANTER-SE ISENTA DOS FATOS. MAS NAO CONSEGUIU. FOI ARREBATADA PELA GENIALIDADE DE CAZUZA E PELA PRECISA MEMORIA AMOROSA DE SUA MAE. TODA A ARRECADACAO DE DIREITOS AUTORAIS DESTE LIVRO SERA DOADA A SOCIEDADE VIVA CAZUZA. E ASSIM, JUNTAS, ELAS FAZEM CORO AO BIOGRAFADO: O TEMPO NAO PARA!.
Descritores:BARAO VERMELHO
REBELDIA
PAVOR
CHOQUE
SORO DA VERDADE
SORO
AZT
SOCIEDADE VIVA CAZUZA
O FIM
FRUSTRACAO
ESPERANCA
PRESSA DE VIVER
REVELACAO
AVENTURA
PAIXAO
MAE PERFEITA
FILHO UNICO
CASAMENTO
AIDS
MAES
CAZUZA
Limites:HUMANO
MASCULINO
ADULTO
Localização:L1210; BR1310.1


  7 / 7 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:616
Autor:DR. HELIO THOMAZ; HELIO; DR. PABLO MIGUEL ROIG; PABLO
Título:DROGAS: ATUACAO E RECUPERACAO - MITOS E VERDADES ..-
Fonte:SAO PAULO; EMPORIO DO LIVRO EDITORA E LIVRARIA LTDA; 1999. 156 p. ilus.
Resumo:ESTE LIVRO TEM A PRETENSAO DE ATINGIR TODAS AS PESSOAS QUE TEM AS MAIS DIVERSAS RELACOES COM A DROGA E SEU UNIVERSO. E TAMBEM AQUELAS QUE BUSCAM ATRAVES DO ADEQUADO ESCLARECIMENTO, EVITAR QUE OUTRAS INGRESSEM. DROGAS: ATUACAO E RECUPERACAO E UMA OBRA QUE DIVULGA E DISCUTE OS MAIS NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE O ASSUNTO E OFERECE AO LEITOR RESPOSTAS OBJETIVAS ADVINDAS DA VERDADE CIENTIFICA. PROCURAR ENTENDER COMO ATUAM AS DROGAS E COMO AGEM OS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE SAO ATINGIDOS POR ELAS E FUNDAMENTAL PARA A DIFICIL, MAS POSSIVEL EMPREITADA QUE VEM SER A RECUPERACAO DA DROGADICCAO..
Descritores:PSICO
MECANISMOS
LEMBRANCA
MEMORIA
VERDADE
PERSONALIDADE
TROCA
LIBERDADE
TRATAMENTO
INSTALACAO
DOENCA
DROGAS RECREATIVAS
DROGAS LEVES
MITOS
BIOLOGIA
VIOLENCIA
SOCIEDADE
OPORTUNISTA
DOENCA
DROGADICTO
SOCIOPATA
INDIVIDUO
DROGADICCAO
OBJETIVO
VERDADES
MITOS
ATUACAO
RECUPERACAO
DROGAS
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
ADOLESCENCIA
ADULTO
Localização:L0957; BR1310.1



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information